quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Um calmante chamado Elisa


Antes de você começar a ler esse texto, eu peço que assista ao vídeo a seguir - de preferência com fones de ouvido. Eles sempre valorizam acordes como estes e servem como um verdadeiro passaporte, que nos permite viajar por cada uma das palavras cifradas - como se elas fossem um lugar especial à nossa espera. 

 

Pronto. 
Agora você já foi apresentado(a) à Elisa Toffoli. Uma das cantoras e compositoras mais respeitadas e queridas da Itália. Descobri sua música por acaso, ao assistir vídeos da sua participação no ‘Amiche per L’Abruzzo’, em 2010. 

De lá para cá ela deixou de ser um mero acaso que encontrei no youtube e se tornou uma companhia constante. Seja no trabalho, na rua, no supermercado, no ‘vai e vem’ de sacolas, cheiro de óleo velho e ofertas gritadas da frenética feirinha de domingo, a caminho do cinema ou durante viagens para minha terrinha. 

E conforme o tempo foi passando, eu fui mergulhando aos poucos em seu universo. Conheci a história de uma doce menina introspectiva, que um belo dia decidiu mostrar todo o seu talento para o mundo, através da sua poesia e música. O resultado é uma linda discografia que reúne álbuns em inglês, em italiano, e também, trilhas sonoras. Ambos - consistentes, criativos e extremamente leves. 

Assim, ela passou de uma feliz descoberta musical que me acompanhava por onde quer que eu fosse – e tornou-se uma amiga. E a serenidade presente nos acordes dessa nova amiga tem sido o meu melhor calmante. Especialmente, naqueles dias em que me falta paz, em que a paciência escorre pelos dedos ou em que a solidão resolve ser indelicada ao entrar sem ser convidada, e o pior, quando ela insiste em ficar e estabelecer um monólogo melancólico.

Hoje, a delicadeza da sua voz me salva e embala meu sono. Livrando-me de passar horas insone - pensando na vida, na que venho levando aqui na selva de pedra e que tem desafiado todos os meus limites. Mas que também – vem para reforçar meus sonhos, planos, valores e, acima de tudo, minha paixão pelas palavras. 

Recomendo Elisa para todos e, em especial, para os que buscam ou têm um mundinho próprio para se refugiarem dos ruídos da cidade, das angústias mudas, saudades analógicas e dores incógnitas. Buona Elisa per te. Baci \o/ http://www.elisatoffoli.com

3 comentários:

gil disse...

ouvir Elisa e ler seu texto é simplesmente lindo! não a conhecia mas foi um prazer ouvi-la! obrigada por apresentar a sua amiga Elisa!

beijo!

Gustavo disse...

Muito bom o texto e o vídeo! Fazia um bom tempo que não lia algo assim!

José Junior disse...

Amo Elisa também. Tenho um amigo que é muito fã, vai em todos encontros e ela já o conhece tb. Sempre que possível ele me presenteia com novos sons de Elisa. Que bom gosto você tem. Un bacio

Postar um comentário